Se procurar-mos um dicionário, verificamos que estes termos simbolizam barreiras ou obstáculos que travam ou impedem a progressão de algo em movimento.
Suporte [Dev. de suportar] S.m. 1. Aquilo que suporta ou sustenta alguma coisa. 2. Aquilo em que algo se apoia ou assenta.
Resistência [Do lat. resistentia.] 1. Acto ou efeito de resistir. 2. Força que se opõe a outra, que não cede a outra: "Quis abrir a porta, mas encontrou resistência." 4. Aquilo que se opõe ao deslocamento de um corpo que se move: "Os pássaros voando, vencem a resistência do ar."
Estas defenições ajudam-nos a perceber o que são os suportes e as resistências, mas o que nos interessa de facto saber é o que têm elas a ver com os mercados financeiros.
Como são aplicados nos mercados Financeiros?
Suportes e Resistências são zonas onde as cotações têm grandes probalidades de parar e inverter a tendência.
Suporte - é a zona onde o interesse por parte dos investidores de comprar é grande, dando origem a que existam maiores probalidades de compra que venda. Quando essa compra ocorre em maior quantidade que a venda, o movimento de queda da cotação tende a parar e a inverter, formando nessa zona uma linha de suporte.
Resistência – é a zona onde o interesse por parte dos investidores de vender é grande, dando origem a que existam maiores probalidades de venda que compra. Quando essa venda acontece em maior quantidade que a compra, o movimento de subida da cotação tende a parar e a inverter, formando nessa zona uma linha de resistência.
No gráfico em baixo, verificamos um exemplo prático de suporte e resistência.

Nenhum comentário:
Postar um comentário