sábado, 4 de agosto de 2007

Suportes Vs Resistências

Suportes e Resistências. Afinal o que são? para que servem?

Se procurar-mos um dicionário, verificamos que estes termos simbolizam barreiras ou obstáculos que travam ou impedem a progressão de algo em movimento.

Suporte [Dev. de suportar] S.m. 1. Aquilo que suporta ou sustenta alguma coisa. 2. Aquilo em que algo se apoia ou assenta.

Resistência [Do lat. resistentia.] 1. Acto ou efeito de resistir. 2. Força que se opõe a outra, que não cede a outra: "Quis abrir a porta, mas encontrou resistência." 4. Aquilo que se opõe ao deslocamento de um corpo que se move: "Os pássaros voando, vencem a resistência do ar."

Estas defenições ajudam-nos a perceber o que são os suportes e as resistências, mas o que nos interessa de facto saber é o que têm elas a ver com os mercados financeiros.

Como são aplicados nos mercados Financeiros?

Suportes e Resistências são zonas onde as cotações têm grandes probalidades de parar e inverter a tendência.

Suporte - é a zona onde o interesse por parte dos investidores de comprar é grande, dando origem a que existam maiores probalidades de compra que venda. Quando essa compra ocorre em maior quantidade que a venda, o movimento de queda da cotação tende a parar e a inverter, formando nessa zona uma linha de suporte.

Resistência – é a zona onde o interesse por parte dos investidores de vender é grande, dando origem a que existam maiores probalidades de venda que compra. Quando essa venda acontece em maior quantidade que a compra, o movimento de subida da cotação tende a parar e a inverter, formando nessa zona uma linha de resistência.

No gráfico em baixo, verificamos um exemplo prático de suporte e resistência.




Nenhum comentário:

Google