sábado, 4 de agosto de 2007

Números Fibonacci

Leonardo Fibonacci (nome verdadeiro: Leonardo da Pisa ou Leonardo Pisano Pisa), 1170 - 1250, matemático italiano foi conhecido pelo nome Fibonacci e criador dos números de Fibonacci. O ponto alto da sua carreira foi sem dúvida o lançamento do seu livro "Números Fibonacci" que o projectou para a ribalta dos grandes cientistas.

A natureza é uma fonte inesgotável de números de Fibonacci. Um exemplo são as folhas dos ramos de uma planta.
Se escolhermos, no caule, uma determinada folha como ponto de partida e contarmos as folhas que separam esta de outra na mesma posição, o número de folhas contadas será quase sempre um número de Fibonacci. As folhas criam uma espécie de escada, a partir da folha inicial. Elas rodam o caule até que apareça nova folha na mesma posição que a primeira. Apesar de variar de planta para planta, o número de voltas e o número de fohas que as distam é sempre um número de Fibonacci. Estas voltas são contadas no sentido dos ponteiros do relógio. Mas, apesar do número de voltas ser diferente no sentido inverso, é também um número de Fibonacci.

Definição
Os números de Fibonacci são uma sequência de números. Estes caracterizam-se por serem a soma dos dois anteriores. Os primeiros sete números são 1, 1, 2, 3, 5, 8 e 13.
1+0 = 1 1+1 = 2 1+2 = 3 3+2 = 5 5+3 = 8 8+5 = 13 e por aí fora

Para além de todas estas novidades sobre os números Fibonacci, ficou também provado que estes números poderiam ser aplicados aos mercados financeiros com um sucesso muito acima do normal.
Pessoalmente, depois de ter descoberto a sua funcionalidade e facilidade de uso, já não consigo fazer um trade ou uma análise sem recorrer a estes números.

Como Funcionam então?
Existem várias formas de serem aplicados estes números às cotações. As Fibonacci Fan, Fibonacci Arc e Fibonacci Retracement. No entanto, vou falar apenas sobre Fibonacci Retracement, pois julgo ser a mais utilizada, e também porque as outras ferramentas são utilizadas da mesma forma.
Fibonacci Retracement, como mostram os gráficos em baixo, é desenhada de uma forma específica, isto é, se achamos que a cotação atingiu um topo ou fundo, numa fase de esgotamento. O inicio ou base deverá ser o ponto 0%, e o topo ou local de esgotamento deverá ser o ponto 100%. Os valores 38.2% e 61.8% são os pontos mais fortes para funcionarem como suportes/resistências, price targets, inversões e retracções.


Tendência Ascendente

Tendência Decrescente


Nenhum comentário:

Google