sábado, 4 de agosto de 2007

Qual é o seu Perfil de Trader?

Existem diferentes tipos de perfil para cada trader, este perfil varia consoante a personalidade de cada investidor.

Perfil Defensivo

O Trader com tolerância ao risco relativamente baixa, é daqueles pessoas que desespera-se com as recentes quedas dos mercados. Investidores com este perfil procuram na maior parte das vezes preservar o seu património, por isso recomendamos as aplicações que mantenham o seu património protegido das perdas.

Com este objectivo em mente, a parcela direccionada à preservação do património deve ser mais alta, podendo chegar até 90%, de forma a privilegiar investimentos de baixo risco, optando pelas modalidades que não usem alavancagem.

Apesar da forte volatilidade a que estão sujeitos, os fundos cambiais são vistos como fundos de baixo risco porque permitem a preservação do seu património, o que para muitos investidores defensivos é prioridade.

Perfil Moderado

Com alguma tolerância ao risco, este é o tipo de investidor que se preocupa com a queda dos mercados, e actualmente considera a possibilidade de redireccionar as suas aplicações para outro tipo de fundo, mas nem por isso retirou todo o seu dinheiro aplicado.

Para este investidor, a nossa recomendação é que a parcela destinada à manutenção do património seja menor (cerca de 80%) e que não inclua alavancagem.

O investimento em fundos de multi-mercados permite que você diversifique as suas economias. O trader moderado deve tomar cuidado com fundos da subcategoria alavancados, pois eles costumam ser mais arriscados que os outros da sua categoria.

Perfil Agressivo

Em geral, trata-se de um investidor mais experiente, que conhece melhor os mecanismos do mercado, e, portanto, optou por não retirar os seus investimentos aplicados, mesmo com a queda dos últimos dias. Na verdade, este investidor possivelmente aproveitaria o momento de preços baixos para comprar ainda mais.

Com grande tolerância ao risco, sugerimos que a parcela direccionada ao aumento dos ganhos no médio-longo prazo pode ser relativamente maior (até 30%) que aquela direccionada para os moderados e defensivos. Para esta parcela das suas economias dê preferência para os fundos que adoptam uma estratégia activa de gerenciamento da carteira e/ou os fundos multi-mercados. Também é possível optar pelas subcategorias destes fundos que incluem alavancagem.

Nenhum comentário:

Google